segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Texto da Peça: DST e Prostituição - 2º Ano "H"


Narrador: Wallace (Pai) chega em casa frustrado, cansado; depois de mais um longo dia à procura de um emprego.
Cena 1: Família de classe baixa
Conceição (Mãe) pergunta foi o seu dia e discutem por mais uma vez, ele não ter conseguido um emprego. De repente Luana (filha) chega no meio da discussão falando que não agüenta mais todos os dias as mesmas brigas, os mesmos problemas. Então Conceição, manda Luana ir para o quarto e fala que isso é uma conversa entre adultos.
Conceição fica olhando para Wallace indignada, por que não tava mais agüentando, sustentar a família sozinha. Pois ela é uma simples Diarista.
Narrador: Passam dias e mais dias e nada de Wallace conseguir emprego. E todos os dias as discussões se repetiam. Até que um dia...
Cena 2: O Encontro
Luana sai para espairecer um pouco, resolve dar uma volta na praia, senta-se na areia e começa a chorar, a se desesperar; pois não agüenta mais a situação em sua casa. Então Mara (Garota de Programa) senta-se do lado dela e pergunta se pode ajuda - lá. Luana reage querendo saber quem é ela e logo em seguida, Mara fala que não importa. O que importa é saber por que ela está tão triste.
Então Luana fala como esta à situação em casa, e comenta que queria conseguir um emprego para ajudar em casa, pois não esta mais agüentando ver a mãe trabalhando e ganhando pouco, quase não dá pra sustentar a família e o pai desempregado. Logo em seguida Mara fala que não fácil conseguir emprego, que ela passou por uma situação parecida. Mas Mara só encontrou uma forma de melhorar sua situação financeira, passando a ser Garota de Programa.
Então revela para Luana que é uma Prostituta. E a influencia para entrar “vida”. Como Luana é de um a família conservadora, fala que não existe só uma maneira e se recusa de imediato a entrar nessa vida. Mais Mara resolve deixa seu telefone com ela, caso mude de idéia. Luana não quis aceitar, mas Mara insistiram e ela acabou aceitando.
Narrador: Ao passar de algum tempo, Luana ver os estado financeiro de sua família cada ver pior, passando fome, sem luz, sem água. E resolve...
Cena 3: Prostituição
Luana liga para o telefone de Mara e resolve encontra – lá; Luana fala que a situação está piorando, está passando fome... Então Mara continua insistindo para ela seguir esse caminho e depois de muita insistência, Luana finda entrando nessa vida e conhecendo o Cafetão Paulo.
Narrador: Então Luana é avaliada pelo Cafetão, ele gosta e ela torna-se uma Garota Programa. Dois Ingleses vão a uma Agência de Viajem...
Cena 4: Estrangeiros
Dois Ingleses John e Richard foram a uma Agência de Viajem, ao chegar encontraram com Lucas (Agente) e logo um dos Ingleses falam que estão à procura do Turismo sexual; então Lucas mostra o catálogo das cidades brasileiras, e sugere que eles viajem para Natal. E revela que tem um contato, que vai satisfazer suas exigências. E os Estrangeiros vão viajar amanhã mesmo.
Narrador: Passaram algumas semanas e os Estrangeiros chegaram ao Brasil.
Cena 5: Os Estrangeiros e o Encontro com as Prostitutas.
John e Richard chegaram ao Natal e foram conhecer as praias. Em sua caminhada pela praia encontraram com as prostitutas Mara e Luana. Então começaram a conversar, no meio conversa aparecem dois policiais Carlos e João Paulo e os pegam, mas os estrangeiros oferecem dinheiro e logo são liberados. Eles saem para o programa.
Narrador: Após algum tempo de observação de sua mãe, ela percebe que sua filha tem mudado bastante seu modo de vestir, de agir...
Cena 6: A desconfiança e os Sintomas da doença
Conceição pergunta para Luana por que tantas roupas de grif em seu guarda-roupa e então Luana inventa uma desculpa qualquer e sai.
Mais Conceição continua a revistar o seu guarda-roupa encontrando uma calcinha mal cheirosa e chama a filha de novo, pergunta à Luana o que “danado” é isso “fedorento” em sua calcinha e que esta achando estranho, pois ela ultimamente tem tido muita febre. Luana inventa outra desculpa, Conceição fica com uma pulga atrás da orelha mais acaba deixando pra lá.
Com tanta desconfiança Conceição procura a Médica Bianca, atrás de informações. E acaba descobrindo que a filha (Luana) contraiu Gonorréia, e procura levar a filha para o Posto de Saúde o mais rápido possível.
Quando Conceição diz que Luana estar com gonorréia, Luana fica super assustada, mas Conceição diz que tem tratamento. Após um tempo de conversa elas vão procurar a médica que passa um explica a Conceição a sua doença.
Narrador: O Pai conseguiu emprego em uma Fábrica, a Mãe deixou o emprego de Diarista e passou a cuidar mais da filha. Após o tempo de tratamento com antibióticos, Luana fica curada e pode continuar a viver normalmente...

Escritores: Joyce Urbano, Lucas Breno, Alexandre Araújo e Wallace.

Um comentário:

Alice Christynne V. Albuquerque disse...

oi meu nome é Alice Christine gostei muito da peça teatral de vocês vou apresentála na minha escola, parabéns por ajudarem a abrir os olhos daqueles que ainda não conhecem os riscos das dst's muito obrigado
bjs!!